quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Comprar imóvel ou na planta?

Oie meninas!!!

Obrigada por comentarem no post anterior!

Como a maioria da meninas pensam, eu também penso! Não dá para viver um vida instável morando de aluguel. Embora a dona do apartamento que moro nunca pediu ele em 4 anos eu gostaria de ter o meu próprio cantinho.

Por isso hoje falaremos sobre compra de imóvel: na planta ou pronto?



Eu não me lembro de quando exatamente começou a opção da compra na planta, mas ela já está bastante em alta aqui na minha cidade.Geralmente a compra é feita direto da construtora e o financiamento com o banco é feito após a finalização da obra.

Escolher um imóvel na planta tem muitas vantagens e deve ser a melhor opção quando você não estiver com pressa de morar nele. Hoje em dia vejo muitas pessoas se queixando do atraso na entrega das chaves. Para quem está planejando se casar mas ainda não tem data definida ou ainda é solteiro é um negócio bom, pois geralmente são 20% mais barato do que se estivessem prontos.

Veja essa matéria sobre as vantagens e desvantagens de comprar um imóvel na planta:


E também não deixe visitar o blog da Bruna, pois ela comprou seu apartamento na planta e dá dicas nessa matéria aqui:


Outra matéria sobre escolher entre novo x usado:


Basicamente a diferença entre comprar imóvel pronto ou na planta são as seguintes:

No imóvel pronto você faz análise no banco, escolhe o imóvel e já entra com processo de financiamento enquanto que o da planta o financiamento só é feito após obtenção do habite-se;
Nos dois casos deve ser dada a entrada: no primeiro a entrada é dada para o proprietário e no segundo para a construtora (que não deixa de ser a proprietária);
No caso do imóvel na planta após a entrada são pagas as parcelas de evolução de obra que geralmente não são caras e permite a pessoa ir fazendo a reserva para o pagamento dos documentos e chaves;
Deve se lembrar de que essas parcelas são reajustadas anualmente pelo INCC;
Podem surgir outros gastos com o imóvel na planta por isso não deixe de pesquisar  sobre todas as taxas que pagou;
No caso do imóvel pronto além da entrada e das parcelas para o banco os outros custos serão com ITBI e cartório;
A vantagem do apartamento da planta é que você pode pedir a construtora para não instalar algum acabamento, assim você pode mudar os acabamentos e  economiza com a retirada de algum revestimento que não gostou;

As duas opções são interessantes desde que a pessoa  que for comprar conheça tudo sobre o assunto para não ser pega desprevenida com algum custo extra.

E você? Já fez a sua escolha?
Bjus!




3 comentários:

  1. Eu comprei na planta e será entregue agora em março se Deus quiser rsss... Por enquanto tudo sob controle.

    ResponderExcluir
  2. Oi Náthali!

    O meu apê comprei na planta mesmo. Depois de 4 meses assinamos o contrato com o banco, pagamos ITBI, cartório, despachante, juros de obra e agora partimos para as parcelas do financiamento. A previsão de entrega seria agora neste mês... mas acho que não vai ser assim, vamos esperar um pouco mais ainda.
    Não me arrependo de comprar na planta, as prestações foram suaves. Foram muitastaxas, mas suaves! Rsrs...

    Bjos, até mais!

    ResponderExcluir
  3. Eu comprei um imóvel novo mas ja prontinho, eu nao aguentaria esperar nao! rsrs


    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentem! Vou adorar ler!

Poderá gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...