terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Escolhendo onde morar: Comprar ou alugar?



Oie meninas!!! 

Hoje vamos falar sobre um assunto bem importante, aonde morar depois do casamento.


Quando decidimos sair da casa dos nossos pais seja para casar ou para ter seu próprio cantinho, bate a dúvida sobre comprar ou alugar um imóvel.

Achei algumas matérias bem legais e a que mais me chamou atenção foi uma discussão saudável (do meu ponto de vista) no site Papo de Homem sobre esse assunto:





Sem dúvida os brasileiros são a mais a favor da compra da casa própria. Não sei se por razões emocionais apenas, ou por outro motivo.

No meu caso eu optei por morar de aluguel após o casamento. Essa escolha se deu devido ao fato de que eu me casei quando ainda era estagiária e tive meu primeiro contrato de carteira assinada só após 3 meses de casamento. O meu marido, porém já era assalariado o que meu teria nos permitido entrar no programa minha casa minha vida sem problemas. Aliás, era o que devíamos ter feito, pois os imóveis não estavam tão valorizados quanto agora.

Isso não foi possível devido aos gastos com o casamento e acabamos alugando um imóvel bem localizado e com preço bom. Fizemos uma proposta por um valor de R$ 400,00 que foi aceito pela proprietária e firmamos um contrato com a imobiliária de 1 ano. Esse valor foi abaixo do mercado uma vez que o apartamento é muito bem localizado.

Durante esse ano eu pesquisei bastante o mercado de imóveis da minha cidade, pois sempre tivemos a intenção de comprar nosso próprio apê.

Mas o mercado aqueceu, os preços dos imóveis no bairro onde queremos morar ( continuar morando) subiram e então tenho me perguntado se é mais vantajoso continuar no aluguel ou encarar um financiamento de 35 longos anos.

Veja mais algumas matérias sobre essa questão:






Esse último é bem legal, pois faz a comparação entre compra e aluguel do mesmo imóvel.

Por exemplo, olha o meu caso:







Nesse caso se o aluguel ficasse estável por 35 anos e eu investisse a diferença entre a prestação e o valor do aluguel na poupança eu teria 2 milhões e duzentos para minha aposentadoria. Supondo que eu vivesse apenas mais 10 anos ( até os 75 anos) eu teria uma aposentadoria de 16 mil mensais. Nada mal!
Mas sabemos que enquanto o valor do aluguel aumenta o da prestação diminui e para saber o real ganho a conta devia ser feita considerando cada uma das 420 parcelas e aluguel. Mesmo assim acho que daria certa renda.
Essa troca só seria vantajosa se realmente a pessoa tiver o perfil para poupar. Caso contrário o melhor mesmo é investir no imóvel.
O que o site incentiva na verdade é juntar o máximo possível para dar de entrada e financiar um valor menor. Quem é solteiro então tem menos gastos então pode juntar com mais facilidade.
De qualquer forma a escolha entre alugar e comprar é muito pessoal e quem deve decidir é a própria pessoa.
Eu vou continuar analisando e só comprar quando achar que vale realmente a pena.
E você? O que pensa sobre esse assunto? Comenta ai!

Bjus!

 

10 comentários:

  1. A casa própria é o sonho de qualquer casal, mas escolher entre comprar e alugar é complicado pois, assim como toda escolha na vida, sempre há prós e contras. Beijos.

    kel-rafacasados.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. A casa própria é um sonho né? Quem não? Eu, quando decidimos casar, sabia que a prioridade era termos nosso cantinho, nosso, comprado. Compramos mas ainda não está pronto e por isso também pagamos aluguel,.. Pois é.
    Hoje em dia nada é fácil e virou uma máfia comprar qualquer imóvel.

    Espero que consigam. Beijos
    http://neurasdeumanoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nós compramos nosso ape qdo o mercado imobiliario nao tava aquecido, rsrs, graçsa a Deus, nao precisamos dar entrada e ainda ganhamos o subssidio, hoje nós queremos um lugar maior, a nossa ideia é vender o ape e comprar um terreno e construir nossa casa, enquanto isso iriamos morar de aluguel.
    Confesso q morar de aluguel me dá medo, sei la, cresci num lar onde era proprio e mesmo vendo todos esses contras q vc citou (já li mto tbm sobre isso), ainda assim fico receosa....rsrs, prefiro ter um cantinho nosso, no nosso nome.
    Mas ai a nossa ideia é essa, sair até do financiamento, construir a nossa casa, do nosso jeito e sem dividas.

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, que bom que comprou quando o mercado não estava aquecido! Concordo com você sobre ter o cantinho é importante pois quando se mora de aluguel corre-se o risco do proprietário pedir o imóvel a qualquer momento.

      Excluir
  4. Oii...
    Isso tem seus prós e contras...
    No nosso caso só noivamos quando já tinhamos comprado nosso cantinho próprio, e ai sim marcamos o casamento...
    Pode ser financiado, mas nos sentimos mais seguros, ninguém pode fazer um distrato ou não querer renovar, e está no nosso nome... no meu ponto de vista acho que financiar algo vale mais a pena que pagar algo que não é seu...
    Mas tem que avaliar...

    Beijinhoss

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Grazi, o problema de morar de aluguel é que se vive uma situação instável.

      Excluir
  5. Post muito explicativo.
    Nós optamos por comprar, porém, somente quando ambos estão com condições financeiras razoáveis.
    Os imóveis estão cada vez mais caros e o sonhos da casa própria é quase meio que impossível,pois haja burocracia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Giovana a classe de renda que estou cobra os juros mais altos vou pagar cerca de 3 vezes o imóvel que escolher. Bjim.

      Excluir

Comentem! Vou adorar ler!

Poderá gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...